domingo, 19 de setembro de 2010

Centenário do Botafogo - 1904/2004


Tudo começou em um dia de sol bem carioca do vellho ano de 1904, quando em plena aula de álgebra um garoto de 14 anos chamado Flávio da Silva Ramos passou para o amigo Emmanuel Sodré, seu colega, o seguinte bilhete: _ Vamos formrr um time e fundar um clube de futebol? A sede pode ser na casa da minha vò Chiquitota, no Largo dos Leões..

Algum tempo depois, precisamente no dia 12 de Agosto de 1904, Flávio da Silma Ramos e Emmanuel Sodré, juntamente com mais 10 colegas adolescentes, fundavam o 'Botafogo Football Clube.

Os fundadores do Botafogo Football Clube:

Álvaro Cordeiro da Rocha Werneck
Arthur César de Andrade
Augusto paranhos Fontenelle
Basílio Viana Júnior
Carlos Bastos Neto
Emmanuel de Almeida Sodré
Eurico Parga Viveiros de Castro
Flávio da Silva Ramos
Jacques Raymundo Ferreira da Silva
Lourival Camargo da Costa
Octávio Cordeiro da Rocha Werneck
Vicente Licínio Cardoso


Flávio da Silva Ramos



Emmanuel de Almeida Sodré


















Apelidado de O Glorioso pelas goleadas aplicadas no ano de 1910, o Botafogo é time de futebol responsável pelo placar mais elástico da história do futebol brasileiro:24 a 0 sobre o Mangueira, dia 30.05.1909 em seu campo, na Rua Voluntários da Pátria, em Botafogo, Rio de Janeiro. O clube de General Severiano foi muitas vezes base da Seleção Brasileira de Futebol e é o recordista de convocações, tendo 98 jogadores chamados no geral e também 46 convocações para as Copas do Mundo. Depois de viver um próspero momento logo após sua fundação e ter dominado o futebol carioca no início da década de 1930, sendo campeão em 1930 e tetracampeão em 1932/1933/1934/1935, viveu seu auge nas décadas de 1950 e 1960, contando com os maiores jogadores do mundo, como Garrincha, Nilton Santos, Didi, Gérson, Zagallo, Manga, Quarentinha, Amarildo, etc.. Detém o recorde de maior sequência invicta do futebol nacional: 52 partidas sem derrotas entre 1977 e 1978 e foi foi eleito pela FIFA o 12° maior clube de futebol do século XX.

É conhecido pela estrela de cinco pontas em seus distintivos, que lhe dá a alcunha de Estrela Solitária. O Dia do Botafogo é o dia 16 de maio, sancionado pelo Governo de estado do Rio de Janeiro. A data foi escolhida em homenagen ao ex-jogador Nilton Santos, a enciclopedia do futebol brasileiro,nascido em 16 de maio de 1925.

Nílton Santos atuou em toda a sua carreira apenas no Botafogo. Conquistou por quatro vezes o campeonato estadual (1948, 1957, 1961 e 1962), além do Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Rio-São Paulo de 1962 e 1964) e do Torneio Internacional de Paris em 1963 - além de vários outros títulos internacionais. Nílton Santos foi quem mais vestiu o manto Glorioso. Entre 1948 e 1964, foram 718 partidas pelo clube sendo o recordista e marcou onze gols atuando pelo Botafogo




" A comemorações do centenário do Botafogo"

Em 2004, ano do centenário do Botafogo, o clube realizou diversas festas para lembrar o nascimento do clube, em 1904..

A primeira festa comemorativa do centenário do futebol do Glorioso, ocorreu na noite de segunda-feira, dia 09 de Agosto de 2004 no palacete da Avenida Wenceslau Brás, General Severiano. Estiveram presentes torcedores, dirigentes, ex-jogadores e artistas. Na oportunidade, foram apresentadas as réplicas das camisas de 1907 (ano do primeiro título carioca do Botafogo Football Club) e 1913.
 
Na foto abaixo, na festa, os atletas do clube, Jefferson, Almir, Gustavo e Daniel,
na festa de Lançamento das Réplicas da Camisa Oficial de 1907 e 1913, festa essa patrocinada pela Kappa. fornecedora do material espórtivo do clube naquele ano.


Serviram de modelo os jogadores, Jefferson, Almir, Gustavo e Daniel. O bom gosto da produção da fornecedora Kappa chamou a atenção. As duas réplicas estarão à venda nas lojas dentro dos próximos dias. Um telão instalado à esquerda da varanda do palacete exibia os gols das equipes campeã carioca de 1997 e da campanha do Brasileiro de 1995.



          O cantor e Botafoguense Cláudio Zolli, fez a festa da galera



Nilton Santos, que completou seu 79º aniversário dia 16 de maio, aceitou a proposta da diretoria presidida pelo então presidente, Bebeto de Freitas em comemorar seu aniversário no dia do centenário do clube, dia 12 de Agosto. Em grande estilo e numa festa bem carioca, o "parabéns" ao mestre Nilton Santos foi realizado na manhã do dia 12 de agosto e 2004 aos pés do Cristo Redentor com direito a um bolo alvinegro, muitas bandeiras e a torcida do Glorioso, como se vê nas foto, abaixo:



Quando a noite caiu no Rio de Janeiro, mais duas cerimônias encerraram os festejos do primeiro dia de comemorações do centenário. A primeira, na sede de General Severiano, numa sessão solene do Conselho Deliberativo. Na oportunidade, o grupo Universo Botafogo mostrou os primeiros troféus recuperados pelo trabalho árduo do grande benemérito, historiador e museólogo Brás Pepe.

 Na foto abaixo, Ronaldo, Tony, Carlos, Fábio, Paulo, Edson e Antonio com os troféus "recuperados"





Figura de destaque na festa  foi do ex-presidente Emmanuel Sodré Viveiros de Castro, que fez um longo discurso homenageando inúmeros atletas do futebol e de outros esportes, que brilharam vestindo a gloriosa camisa alvinegra. 

MANINHO - "É uma glória o que está acontecendo. Para todas as pessoas que amam o esporte, sendo botafoguense ou não. Apesar da crise, a esperança nunca falta. O Botafogo merece esses festejos todos e acredito que até mais", disse Emmanuel Sodré Viveiros de Castro (presidente no biênio 83/84), que foi muito aplaudido em seu discurso.

             Emmanuel Sodré Viveiros de Castro e Carlos, membro da  FJB:



                     Emmanuel Sodré Viveiros de Castro com membros da FJB




       Emmanuel Sodré Viveiros de Castro com seus netos, Helena e Miguel




Ao final da sessão solene, todos foram em carreata para o Largo dos Leões, onde o grupo se dirigiu justamente para o local onde o Botafogo Football Club foi fundado. Uma base com o busto de D. Chiquitota e uma placa foram inauguradas. A placa tem os dizeres: "Sob a sombra das palmeiras centenárias, surgiu o centenário Botafogo. 12/8/1904 a 12/8/2004. Homenagem dos botafoguenses ao primeiro centenário alvinegro", de autoria do grande benemérito Brás Pepe.






aplausos para a placa Largo dos Leões e o busto de D. Chiquitota , avó de Flávio Ramos



 A idéia da colocação da placa no local do surgimento do Botafogo partiu de Paulo André Gama, 33 anos, que teve a inspiração durante um programa de televisão sobre os cem anos do futebol do clube. "Eu moro perto do lugar e achei interessante e de fundamental importância ter esse marco ali. O Botafogo é um patrimônio do Rio de Janeiro e nada mais justo de isso estar devidamente documentado", afirmou.




                inauguração da placa no Largo dos Leões




Como encerramento das festividades do ano do centenário, foi disputado um amistoso, contra o Grêmio de Futebol Portoalegrense, onde o Grêmio usou o uniforme de 1903,  e o Botafogo usou seu uniforme de 1913. Coincidência ou não, os dois time tinham a Kappa como fornecedora de material esportivo (Foto abaixo)


Amistoso -  Botafogo 4 x 1 Grêmio
Data: 04 / 09 / 2004
Local:Caio Martins
Arbitragem: Gutemberg de Paula Fonseca, auxiliado por Mário Jorge Marques de Oliveira e Élson Passos Senna Filho
Gols: Rico (Grêmio); Carlos Alberto, Gustavo, Luiz Cláudio e Ânderson Moura (Botafogo).


BOTAFOGO: Max (Lázaro), Gustavo, Gilmar e Rafael Marques (Ânderson Moura);Márcio Gomes, Thiago Xavier (Rodrigo Fernandes), Carlos Alberto (Leandro Carvalho), Têti (Ademar) e Daniel;Leandro Alves (Renatinho) e Luiz Cláudio (Gláucio).
Técnico: Édson Gonzaga (interino).

GRÊMIO: Galatto, Caçapa, Renato e Alex Xavier (Edu); Tuta (Nunes), Cléber, Bruno (Gláuber), Luciano Ratinho (Juninho) e Douglas; Roberto Santos (Samuel) e Rico (Váldson).
Técnico: Marcelo Rospide.




Bibliografia:

http://gremio1983.blogspot.com/2008/01/camisas-centenrio.html 
http://www.universobotafogo.com.br/page/realizacoesd.htm




"Botafogo, histórias e conquistas no futebol", de Antônio Carlos Nepomuceno


pesquisa e redação:
Johnny Di Botafogo





Matéria do sportv sobre o centenario do Botafogo - 2004









                                  Botafogo de Futebol e Regatas, "O Glorioso"

2 comentários:

  1. Meu Glorioso de coraçao a estrela solitaria do Rio

    ResponderExcluir
  2. Meu apaixonado Botafogo!!!
    Estive neste jogo comemorativo com minha filha, na época ela tina 4anos. Seria possível eu conseguir a filmagem da época?? Eu lembro q passou no GE.

    ResponderExcluir