Camisa com a qual o Botafogo Football Club iniciou suas atividades no futebol. Além da camisa branca, utilizava calções de mesma cor e meiões pretos. Era utilizada esta camisa devido à falta do uniforme listrado que não estava pronto.
ps* não há registro fotografico deste uniforme
1906 a 1909:
O primeiro uniforme listrado do time com listras verticais em preto e o branco, partiu de uma sugestão de Itamar Tavares.
Ele estudara na Itália, onde torcia para a Juventus Football Club de Turim, que tinha as cores branca e preta em verticais.
A camisa do time ainda não tinha escudos.
Abaixo, o time campeão carioca de 1907 com um dos primeiros uniformes do clube. Os calções oficiais do uniforme eram brancos.
Em 1910 o clube confecciona um outro uniforme, quase igual ao anterior, mas com o detalhe da primeira mudança onde a camisa traz consigo o
O Time ainda não tinha escudo na camisa.
Na foto abaixo, uma foto do time da época com as 'novas"
camisas com o cadarço branco com gola negra.
1910 a 1927:
Nova camisa do time com o detalhe da gola branca.
A camisa passou a apresentar o escudo do Botafogo Footbal Club pela primeira vez.
O escudo foi desenhado a nanquim por um de seus fundadores, Basílio Viana Júnior. Era um escudo no estilo suíço, tendo todo o seu contorno em preto. Sobre um fundo branco havia o monograma B.F.C. Entrelaçado
Na foto abaixo, Nilo Murtinho Braga em 1927:
Ao lado, o primeiro escudo do Botafogo Football Club desenhado por Basílio Viana Júnior. O escudo foi desenhado a nanquim por um de seus fundadores, Basílio Viana Júnior. Era um escudo
no estilo suíço, tendo todo o seu contorno em preto sobre um fundo branco havia o monograma B.F.C. Entrelaçado
Ao longo dos tempos, o escudo do Botafogo Football Club
foi sendo desenvolvido e evoluido e a partir dos anos 30,
teve seu monograma definitivo (imagem à esquerda).
O escudo desapareceria definitivamente em 1942, quando da fusão do Botafogo Football Club com o Club de Regatas Botafogo
Na foto abaixo, o time campeão de 1910 com o escudo
Time campeão de 1910:
1928 a 1930
A camisa possuia golas abertas.
Pode-se notar que, na época, as camisas tinham mangas compridas
O primeiro registro fotográfico deste uniforme data pelo menos do ano de 1928
Time com esse novo uniforme, em 1930:
Pode-se notar que, na época, as camisas tinham mangas compridas
O primeiro registro fotográfico deste uniforme data pelo menos do ano de 1928
Time com esse novo uniforme, em 1930:
1931 a 1933:
O Botafogo voltou a jogar com camisas sem o escudo. Apesar desta camisa ser de manga longa, praticamente todos os jogadores arregassavam-nas à altura do cotovelo.
.
Na foto abaixo, O time de 1932:1931 a 1938:
O clube volta a colocar o escudo na nova camisa.O time passa a usar camisa de manga curta e posuia a gola branca em "V".
Abaixo Carvalho Leite com esse uniforme, em 1933
1938 a 1942:
Nesse novo lançamento,as golas continuaram em "V', mas de cor preta. Seria o último uniforme a usar o escudo com o monograma B.F.C. entrelaçados.
Time de 1939 com esse uniforme
Em 1941, Heleno de Freitas
Com a fusão em 8 de dezembro de 1942,foram feitas algumas alterações: a bandeira perdeu o escudo com as letras entrelaçadas do B.F.C., e ganhou um retângulo preto com a Estrela Solitária branca, do Club de Regatas Botafogo, ao alto. O escudo incorpora ao distintivo a Estrela Solitária branca, num fundo preto com contorno branco, no lugar das letras entrelaçadas.
Heleno de Freitas com o uniforme contendo o novo escudo
Em 1947,Carlito Rocha mandou confeccionar esta camisa (inspirado na camisa do River Plate de Buenos Aires) para o Campeonato Carioca e chegou a ser utilizada no início de 1948 (já com calções brancos) numa excursão do Botafogo à Bolívia.
Teve que ser abandonada porque rasgava à toa, perdia botões e sempre estava para fora dos calções dos jogadores
Na foto (acima), os três alvinegros são Teixeirinha (ponta-esquerda), Santo Cristo (ponta-direita) e Osvaldo Ávila (centro-médio).
Abaixo, o time de 1947 usando essa camisa de três botões
1948 a 1953:
Volta o modelo anterior (1942) sem a camisa de três botôes feitas por Carlito Rocha.Foi devolvida à camisa uma barra negra no fim da manga.
Octávio de Moraes, artilheiro e campeão em 1948
1954 a 1955:
A gola Foi modificada, passando a ser mais aberta
Detalhe na gola de Nilton santos
O Time de 1955 com esse novo uniforme
Em 1956, a camisa volta ao modelo anterior (1948 a 1953)com golas em 'V", mas por pouco tempo, pois no ano seguinte, mudaria novamente para as golas abertas
Abaixo (em cores) o time do ano de 1956 usando esse novo modelo:
1957 a 1969:
A gola aberta da camisa retornou em um período de tantas glórias do Botafogo. Esta é considerada a camisa clássica do clube.
1957: Paulinho Valentim e Garrincha, campeões
Capitão Thomé, 1957
Time campeão de 1957
1962 a 1963:
Em 1962, por 'Superstição' Alvinegra, o time passou a utilizar prioritariamente camisas de mangas longa, mesmo estando no verão carioca. Na final contra o Flamengo, em 1962, o Botafogo utlizou essa camisa. Sendo Bicampeão carioca ao vencer o Flamengo na final, o time adotou esse uniforme todo negro (camisas tradicionais listradas verticalmente em branco e preto, calções e meiões negros). Em 1964 o clube manteve as camisas de mangas longas, mas aposentou os meiões negros, voltando a usar meiões cinzas.
Time Bicampeão carioca de 1962
Em 1963:
Camisas de mangas curtas e meiões cinzas
Paralelo a esses uniformes, o time jogava com o tradicional:
Camisas tradicionais, cações negros e meiões cinzas
Muito Bom!! Parabéns!
ResponderExcluir